Controladores Digitais


Controlador Digital de Temperatura

Os controladores digital de temperatura trabalham com sinais numéricos (digitais). Um controlador digital é instalado como uma rotina ou programa a ser executada por um microcontrolador.

O controle digital de um processo envolve um processo que pode ser chamado de amostragem. O sinal de saída (ou de erro) é amostrado periodicamente com um período. O sinal amostrado (analógico) passa então por um conversor analógico/digital (A/D) onde é quantizado e transformado em um sinal numérico. Este sinal digital é interpretado por um microprocessador (ou microcontrolador) que vai então realizar operações numéricas com este sinal e gerar uma outra palavra de bits correspondente à ação de controle que deverá ser aplicada sobre a planta no próximo instante de amostragem. Este sinal numérico é então convertido novamente em um sinal analógico por um conversor digital-analógico (D/A) que disponibilizará, no próximo clock de amostragem, um sinal constante de tensão. Desta forma, entre dois instantes de amostragem, o sinal efetivamente aplicado pela planta é um sinal contínuo de amplitude fixa.

A execução de um controle digital pode ser dividido nas seguintes fases:

- amostragem

- conversão analógico/digital

- cálculo do controle através de um programa

- conversão digital/analógica

- aplicação do sinal de controle calculado até o próximo instante de amostragem

Marcas de Controladores de temperatura

DIXELL | CAREL | AKO | ELIWELL

Últimos Artigos

Visit our blog

Usamos cookies para permitir que o nosso website funcione corretamente, para personalizar conteúdo e anúncios, para proporcionar funcionalidades das redes sociais e para analisar o nosso tráfego. Também partilhamos informação com os nossos parceiros das redes sociais, de publicidade e de analítica sobre o seu uso do nosso website. Mais informações