Ar Condicionado em Espaços Comerciais 

O ar condicionado é usado na maioria das propriedades comerciais, variando de pequenas lojas e cafés, a grandes edifícios de escritórios e espaços públicos. Para atender a diversas aplicações, os sistemas de ar condicionado têm diferentes capacidades de aquecimento e refrigeração e vêm com várias configurações e layouts.

Existem configurações quase infinitas dentro de cada categoria, mas os principais tipos de ar condicionado comercial são:

  • Sistema Split
  • Sistema Multi-Split
  • Sistema VRF ou VRV

Todos eles usam a mesma tecnologia básica e unidades internas montadas na parede ou no teto. No entanto, eles têm aplicativos muito diferentes, portanto, é importante descobrir qual é o melhor para as necessidades do seu espaço comercial.

Ar Condicionado Split System

As divisões simples são o tipo de sistema de ar condicionado mais acessível e adequado para uso em pequenos edifícios comerciais. Eles fornecem aquecimento e refrigeração para salas individuais, tornando-as soluções ideais para pequenos escritórios, lojas, cafés e salas de servidores.

Eles também podem ser usados ​​em combinação para atender a espaços maiores e várias salas. A única desvantagem é que precisa de espaço externo suficiente para ter uma unidade externa para cada unidade interna. No entanto, existem vantagens em fazê-lo dessa maneira. Em primeiro lugar, geralmente é mais barato do que instalar um sistema central e, como cada sistema é independente, se uma unidade quebra, as outras permanecem totalmente funcionais.

Mesmo sendo o tipo de ar-condicionado mais barato, as divisões simples são sistemas eficazes e com baixo consumo de energia. Sua versatilidade os torna ótimos para todos os tipos de aplicativos e são extremamente populares entre as pequenas empresas.

Sistema de Ar Condicionado Multi-Split

As divisões múltiplas funcionam exatamente da mesma maneira que as divisões únicas, mas, dependendo do modelo, pode conectar até nove unidades internas a uma unidade externa. Eles são usados ​​com mais frequência em lugares como restaurantes, escritórios, cirurgias médicas e lojas.

É sempre preferível ter menos unidades externas, principalmente se não tiver espaço ou quiser preservar a aparência externa do seu edifício. Outro aspecto é que não fica limitado a usar apenas um tipo de unidade interna. Se quisesse, poderia ter qualquer combinação de aparelhos de ar condicionado montados na parede e no teto, além de uma cortina de ar na entrada. No entanto, os sistemas multi-split são um pouco mais complexos e exigem mais tubos do que várias divisões únicas. Isso pode tornar a instalação mais cara e levar mais tempo, principalmente se precisar instalar apenas algumas unidades internas. Por fim, a melhor solução depende do layout do seu prédio e da capacidade de aquecimento e refrigeração que precisa no seu negócio.

VRF ou VRV Ar Condicionado

VRF significa fluxo variável de refrigerante, enquanto VRV significa volume variável de refrigerante. Pode parecer confuso, mas eles significam exatamente a mesma coisa. A Daikin desenvolveu a tecnologia originalmente, chamando-a de VRV, mas depois protegeu o termo para impedir que outros fabricantes a usassem. É por isso que a maioria chama VRF. O ar condicionado VRF / VRV é a melhor solução para aplicações de médio a grande porte, incluindo hotéis, supermercados, escritórios maiores e edifícios de uso misto.

Os sistemas são extremamente eficientes, confiáveis ​​e fáceis de controlar, capazes de atender aos requisitos completos de aquecimento e refrigeração dos edifícios maiores. Eles também vêm com tempos de instalação reduzidos, minimizando as interrupções. Existem dois tipos de sistema VRF / VRV, bomba de calor e recuperação de calor. Os sistemas VRF / VRV da bomba de calor podem fornecer aquecimento ou arrefecimento a um edifício a qualquer momento, tornando-os ideais para áreas de plano aberto.

Os sistemas VRF / VRV de recuperação de calor são capazes de fornecer aquecimento e arrefecimento simultâneos pahbuyra diferentes áreas ao mesmo tempo, tornando-os perfeitos para edifícios com muitos ambientes individuais. Os sistemas de ar condicionado comercial mais eficientes recuperam o calor desperdiçado ao redor do edifício, usando-o para aquecer outras salas e água quente. Os sistemas de recuperação de calor também são mais flexíveis, pois tem a opção de aquecer uma sala enquanto resfria a outra.

Usamos cookies para permitir que o nosso website funcione corretamente, para personalizar conteúdo e anúncios, para proporcionar funcionalidades das redes sociais e para analisar o nosso tráfego. Também partilhamos informação com os nossos parceiros das redes sociais, de publicidade e de analítica sobre o seu uso do nosso website. Mais informações