As bombas de calor são um dos dispositivos de climatização mais eficientes do mercado para aquecer uma casa. Mas qual é o motivo? Para entendê-lo, é necessário explicar como funciona este sistema no modo calor.
Uma bomba de calor é uma máquina térmica que permite transferir energia, na forma de calor, de um ambiente para outro. Não é em vão, o valor médio do seu SCOP (Seasonal Coefficient of Performance) é 4, o que significa que esta máquina térmica é capaz de fornecer 4 kWh térmicos por cada kWh elétrico consumido.
Apesar do funcionamento da bomba de calor ser invertido e também utilizado para arrefecer ou obter água quente, a sua principal utilização é o aquecimento e é aqui que desenvolve uma elevada eficiência. Basicamente, o que as bombas de calor fazem é extrair calor do ambiente exterior e transferi-lo para um espaço interior.
As bombas de calor têm um evaporador, um compressor, um condensador e uma válvula de expansão. Além disso, no seu interior existe um circuito com líquido de refrigeração que absorve o calor do ar (aerotérmico), do solo (geotérmico) ou da água subterrânea (hidrotermal) e transforma-o em vapor.
Uma vez que o fluido absorve o calor e se transforma em vapor, passa por um compressor onde a sua pressão e temperatura aumentam. Mais tarde, esse mesmo vapor, com grande concentração de energia, transfere o seu calor para o espaço que deseja aquecer.
Quando o fluido refrigerador tenha cedido a energia, a sua temperatura baixa. Essa diminuição é maior quando, dentro da válvula de expansão, o fluido se descomprime até um ponto muito abaixo do que tinha antes de ser comprimido.