Toca o despertador, a sua persiana levanta automaticamente e a máquina do café liga-se para aquecer sozinha. Impossível? Não, graças à domótica. Ela torna a sua vida mais fácil, poupa energia e é muito conveniente. Conheça produtos que podem tornar a sua casa inteligente.

O que é uma casa inteligente ou smart home?

Graças à domótica e à automação, as smart home ou casas inteligentes permitem o controle de iluminação, persianas, fechaduras, temperatura e humidade ambiente, limpeza de aspiradores robot, etc. A Internet das Coisas (IoT) permite ligar vários dispositivos e sensores a um hub, o centro de controle que pode ser controlado através de um telemóvel ou pela voz.

Hoje os aparelhos de ar condicionado ou bombas de calor já trazem aplicações para que a climatização das casas seja controlada a partir do seu dispositivo móvel, potenciando uma ligação integrada entre Alexa ou Google Home e outros dispositivos de controlo.

Produtos que podem tornar a sua casa inteligente?

Não tem certeza se desligou a climatização ao sair de casa? Basta tirar o telefone, abrir uma aplicação e verificar o estado do dispositivo em tempo real. Foi com esse objetivo que os aparelhos Sonoff e Airzone foram concebidos. 

Os  relés Wifi Sonoff comunicam pela rede wireless e monitorizam o consumo elétrico do equipamento conectado e, por isso, facilitam a automação em casa. Os aparelhos Sonoff funcionam com a Google Home e Amazon Echo.

A título de exemplo, o Sonoff T3 EU é um ecrã tátil multifuncional com design simples e elegante que combina com uma decoração moderna em qualquer parede.

Este aparelho é um interruptor de Encastrar com Controle Wifi. Pode ser controlado remotamente através do telefone e os dispositivos ligados com interruptores podem funcionar de forma independente. Além disso, também é possível controlar este interruptor através de voz já que ele funciona com o Amazon Alexa e Google Assistant. 

Compatível com a função IFTTT (disponível para utilizadores eWeLink Vip Advanced e Pro), os comutadores podem comunicar com uma série de dispositivos e serviços, para os ativar ou desativar.

Se pretende colocar num quadro técnico um interruptor de energia sem fios, pode utilizar o SONOFF com 4 Canais e Controlo RF 4CHR3. Este módulo de 4 interruptores de energia sem fios pode ser usado, por exemplo, para controlar as luzes e outros eletrodomésticos ao mesmo tempo em 4 áreas diferentes da casa.

Com o SONOFF 4CHR3 transmitirá dados para uma plataforma de nuvem utilizando o router WiFi e controlar remotamente a totalidade dos equipamentos conectados através da App WeLink, sendo o servidor global Amazon AWS.

Para controlar a humidade relativa e a temperatura em casa de modo preciso, poderá usar o sensor Sonoff Si7021. Este sensor digital com excelente estabilidade a longo prazo e de baixo consumo, tem uma tecnologia de aquisição de módulo digital dedicada e uma tecnologia de deteção para garantir que o sensor seja confiável.

Acabaram-se as luzes acesas e o regresso a casa na escuridão. O interruptor WiFi Shelly 1 é pequeno, inteligente e potente e permite controlar a iluminação em casa, não importa onde se encontre, de acordo com o nascer e o pôr do sol ou com os horários escolhidos por si. 

O Shelly 1 é ligado diretamente ao WiFi em casa e não usa fios e é altamente compatível com Android, iOS, Amazon Alexa e Google Assistant é passível de ser controlado pela voz. Dado que possui uma ampla gama de suporte de voltagem, pode ser usado para controlar uma vasta gama de dispositivos e aparelhos.

Sobre o Airzone, o seu sistema possui um controle domótico, o que permite controlar a casa ou escritório através de um termostato. Para além de conseguir controlar a climatização, pode também subir ou descer as persianas ou acender e apagar as luzes.

Comprar produtos para a sua Casa Inteligente

O Sonoff pode encontrar-se numa loja de eletrónica e robótica como a PTRobotics, que é representante oficial da Sonoff em Portugal. Fornece apoio técnico especializado para esclarecer questões e dúvidas técnicas, tem pagamentos 100% seguros e stock atualizado em tempo real.

Para adquirir o sistema Airzone, a Temperfenómeno disponibiliza o catálogo completo Airzone aqui e pode entrar em contacto conosco para obter mais informações e esclarecimentos.

Usamos cookies para permitir que o nosso website funcione corretamente, para personalizar conteúdo e anúncios, para proporcionar funcionalidades das redes sociais e para analisar o nosso tráfego. Também partilhamos informação com os nossos parceiros das redes sociais, de publicidade e de analítica sobre o seu uso do nosso website. Mais informações