Não há casa mais confortável do que aquela que nos permite viver com a temperatura ideal em qualquer época do ano. Nos últimos tempos, temos vindo a melhorar os nossos sistemas de aquecimento e ar condicionado para que funcionem de forma mais inteligente e consigam preparar a casa antes de chegarmos e poupar algum dinheiro nas nossas faturas de energia.

O último cenário em que nos encontramos é o dos termostatos inteligentes, parte fundamental da domótica. Estes dispositivos aprendem com os nossos hábitos, e graças à conectividade que incorporam, são aliados perfeitos do nosso telefone móvel. A Selectra, uma consultora do mercado de energia, juntamente com a Temperfenómeno, neste artigo, explicam como o termostato WI-FI pode ser uma boa escolha se quiser controlar e  manter uma boa temperatura em casa sem que isso afete o preço das contas de energia. 

Como funciona um termostato Wi-Fi?

Em essência, um termostato convencional liga e desliga o aquecimento e o ar condicionado. Fá-lo dependendo da temperatura indicada, até ajustá-la à que marcamos como ideal. Ao ter sido adicionada a conectividade que permite que seja ligado à rede Wi-Fi em casa, possibilitou a introdução de novos recursos que o convertem em termostato inteligente. Eis algumas das novas capacidades destes dispositivos:

Integração numa casa conectada onde os dispositivos podem se comunicar entre si.

Capacidade de aprender com os nossos hábitos, reconhecer quando estamos em casa e levar em consideração o clima.

Controlo remoto que permite a gestão da casa com o nosso telemóvel. As aplicações inteligentes de termostato dizem-nos como está a casa e permitem-nos prepará-la antes de chegarmos.

Todos os sistemas de aquecimento precisam fazer parte da casa inteligente para que possam ser controlados pelo termostato. A maioria dos dispositivos tem conectividade Wi-Fi e outros podem ser convertidos com tomadas e válvulas inteligentes.

Com todos estes elementos são capazes de serem muito mais eficientes na sua operação, com claro impacto nas nossas contas de energia. Os termostatos inteligentes mudaram a maneira como usamos equipamentos de climatização.

Vantagens em relação aos termostatos tradicionais

Os benefícios de adicionar conectividade a um termostato são reconhecidos à medida que são usados ao longo do tempo. Existem duas grandes áreas de atividade onde podemos dizer que a melhoria é instantânea.

Poupança energética

Agora mais que nunca é o momento de poupar energia. O inverno está à porta e não nos podemos esquecer que o preço da eletricidade e do gás tem alcançado valores históricos, pelo que, a aquisição de um termostato deste tipo pode ajudar bastante a baixar as contas de energia. 

O aquecimento e ar condicionado são uma das despesas mais importantes que se geram numa casa, e também no contexto de trabalho. Portanto, é vital ser eficiente, e segundo a Selectra, os termostatos inteligentes chegaram para ajudar a poupar até 30% de energia.

A redução de gastos é conseguida graças aos mecanismos de programação que estes dispositivos nos oferecem e aos modos especiais de poupança que otimizam o funcionamento, e também ao estudo dos hábitos, que facilitam a priorização das nossas necessidades.

A comodidade no seu uso

Um termostato inteligente simplifica as nossas vidas e permite-nos alterar a temperatura sem sair do lugar onde estamos. Podemos estar tão longe, e sempre que o smartphone tenha uma conexão ou apenas a descansar no sofá e enviando comandos de voz para o alto-falante inteligente.

Também desfrutamos da tranquilidade de verificar o estado do sistema remotamente, o que nos dá mais segurança para a nossa casa. Em muitos casos, ganhamos controlo total sobre os dados de consumo instantâneos ou cumulativos.

Diferenças entre termostato programável e inteligente

As diferenças entre os dois são claramente um sinal da evolução histórica dos termostatos. Os primeiros modelos digitais começaram a implementar a capacidade de serem programados, o que permite maior poupança e comodidade de os usar sem estarem tão próximos destes.

Com um termostato programável pode ligar o aquecimento alguns minutos antes de se levantar para encontrar a casa em uma temperatura confortável para começar o dia. Da mesma forma, também pode desconectar-se nos momentos em que não se estiver em casa. Essa programação pode ser apenas por períodos horários ou com um maior nível de detalhe, como por exemplo, tendo em conta o dia da semana.

Um termostato inteligente é outro nível de dispositivo, pois foi projetado para fazer parte do sistema de domótica que instalamos em casa. Podem ser geridos a partir de aplicações móveis, computador ou com comandos de voz através de um alto-falante inteligente.

A tecnologia tem avançado a passos largos, e o que é certo é que vivemos com os smartphones nas mãos e sempre conectados ao mundo digital. Atualmente as possibilidades relacionadas com a tecnologia são infinitas, sendo cada vez mais fácil ter dados móveis em qualquer lado, que, através do smartphone, nos permite controlar o termostato, e gerir as funções de ligar e desligar à distância, ou de acordo com a geolocalização do nosso telefone, controlar tudo o que acontece, ter acesso relatórios de consumo de energia entre outras coisas.

O que ter em conta ao comprar um termostato Wi-Fi

Como qualquer dispositivo que vamos comprar, é necessário saber o que o mercado nos oferece. No caso dos termostatos Wi-Fi, é muito importante levar em consideração o espaço onde funcionará.

● Verificar a compatibilidade

Existem muitos tipos de equipamentos para a climatização: caldeiras elétricas ou a gás; e o mesmo para os vários tipos de ar condicionado. É importante conhecer a sua compatibilidade com o termostato inteligente que queremos usar.

Tenha em conta que tipo de instalação vai precisar: um termostato de parede ou um dispositivo sem fio que pode ser colocado em qualquer lugar. Muitos modelos são conectados a um adaptador que está conectado à caldeira.

● Quantos termostatos são necessários

É interessante estudar o tipo de acesso remoto que precisamos. Se comprarmos um termostato, teremos o controlo a partir desse ponto, mas também é possível obter mais unidades e ver quais permitem uma gestão distribuída. Sempre podemos usar o aplicativo móvel de telefones diferentes.

● Melhor com ecrã

O ecrã é uma parte que pode parecer menos interessante, mas na prática,  torna-se crucial. Apresentam-nos a informação de uma forma mais agradável, podendo utilizá-la com as luzes apagadas e também acrescentando estilo ao controlo da casa.

● O preço justo

Terminamos com o preço, que é um fator bastante subjetivo, mas que de certa forma condiciona ter mais recursos e também com um design mais elaborado. No entanto, nem sempre é necessário comprar o mais caro para satisfazer as nossas necessidades.

Usamos cookies para permitir que o nosso website funcione corretamente, para personalizar conteúdo e anúncios, para proporcionar funcionalidades das redes sociais e para analisar o nosso tráfego. Também partilhamos informação com os nossos parceiros das redes sociais, de publicidade e de analítica sobre o seu uso do nosso website. Mais informações