Em essência, um termostato convencional liga e desliga o aquecimento e o ar condicionado. Fá-lo dependendo da temperatura indicada, até ajustá-la à que marcamos como ideal. Ao ter sido adicionada a conectividade que permite que seja ligado à rede Wi-Fi em casa, possibilitou a introdução de novos recursos que o convertem em termostato inteligente. Eis algumas das novas capacidades destes dispositivos:
● Integração numa casa conectada onde os dispositivos podem se comunicar entre si.
● Capacidade de aprender com os nossos hábitos, reconhecer quando estamos em casa e levar em consideração o clima.
● Controlo remoto que permite a gestão da casa com o nosso telemóvel. As aplicações inteligentes de termostato dizem-nos como está a casa e permitem-nos prepará-la antes de chegarmos.
Todos os sistemas de aquecimento precisam fazer parte da casa inteligente para que possam ser controlados pelo termostato. A maioria dos dispositivos tem conectividade Wi-Fi e outros podem ser convertidos com tomadas e válvulas inteligentes.
Com todos estes elementos são capazes de serem muito mais eficientes na sua operação, com claro impacto nas nossas contas de energia. Os termostatos inteligentes mudaram a maneira como usamos equipamentos de climatização.